Trilha inca 116 resultados
Rota da Trilha Inca
Clique para classificar o artigo
trilha inca machu picchu

Cusco tem uma geografia ideal para trilhas a pé. Entre as muitas que existem, destacam-se: a caminhada Salkantay, a caminhada Lares, a caminhada Huchuy Qosqo, a Selva Inca e muito mais. Porém, entre todas as rotas de trekking a melhor é, sem dúvida, a Trilha Inca. Esta caminhada cobre 39 quilômetros em 4 dias de caminhada. Termina em nada menos que Machu Picchu. Descubra no que consiste esta caminhada, a melhor de Cusco e do Peru.

As trilhas de caminhada de Cusco

Cusco tem uma geografia montanhosa porque está localizada na parte oriental da Cordilheira dos Andes, no sul do Peru.

Esta região é famosa por suas várias trilhas para caminhadas, algumas das quais levam a Machu Picchu. Estes são alguns dos mais populares entre os turistas:

• Caminhada Salkantay – caminhada de 5 dias e 4 noites que percorre 70 quilômetros até chegar a Machu Picchu. É um dos percursos mais exigentes, uma vez que atravessa montanhas muito altas, como é o caso do desfiladeiro Salkantay, o ponto mais alto situado a 4.650 metros acima do nível do mar. Para chegar a Machu Picchu, passe pela cidade de Aguas Calientes. O percurso é gratuito, podendo ser feito em tour ou por conta própria.
  • Caminhada Lares – Caminhada de 4 dias e 3 noites que percorre 32 quilômetros até chegar a Machu Picchu através da viagem final de trem de Ollantaytambo a Aguas Calientes. Passeie por paisagens andinas repletas de cidades com tradições muito marcadas. Por isso é conhecida como a rota ‘cultural’ para Machu Picchu. É um percurso aberto, pelo que também pode ser feito em tour ou por conta própria.
  • Caminhada Huchuy Qosqo – Trek de 3 dias e 2 noites que percorre apenas 17 quilômetros até chegar a Machu Picchu com a viagem final de trem para Aguas Calientes. Deve o seu nome que no caminho visita o sítio arqueológico de Huchuy Qosqo. É um dos percursos mais fáceis de Cusco, por isso é o mais recomendado para fazer com crianças ou adultos mais velhos. Isso pode ser feito com ou sem um tour (por conta própria).
  • Selva Inca – Caminhada de 4 dias e 3 noites em que se realizam trekking e esportes de aventura até chegar a Machu Picchu pela região de selva de Cusco (rota hidrelétrica). No caminho você pode andar de bicicleta, fazer trekking, canoagem e uma tarde de descanso nas termas de Cocalmayo. Esta caminhada deve ser feita com um tour para completar os esportes com total segurança.
  • Trilha Inca – Trek de 4 dias e 3 noites de 39 quilômetros que percorre as trilhas históricas utilizadas pelos Incas (qhapac ñan) para chegar a Machu Picchu. Na última seção você chega a Intipunku (Puerta del Sol) de onde você tem uma primeira vista panorâmica e impressionante da maravilha Inca. É a única rota que entra em Machu Picchu dessa forma. É considerada a melhor caminhada de Cusco e Peru.

O que é a Trilha Inca de 4 dias?

Esta é a Trilha Inca de 4 dias:

O primeiro dia

• No primeiro dia, o transporte turístico o levará ao quilômetro 88 da linha de trem Ollantaytambo – Aguas Calientes. Você descerá no setor Qoriwayrachina (palavra quíchua que significa “onde o vento refina ouro”. O local está localizado a 2.498 metros acima do nível do mar.
  • Após a travessia do Rio Urubamba por uma ponte pênsil, a caminhada será iniciada. O primeiro trecho é uma subida por um caminho não muito íngreme que atravessa um bosque de eucaliptos. Na caminhada, você verá o sítio arqueológico de Llactapata ou Pueblo Alto a 2.650 metros acima do nível do mar
  • Finalmente, você cruzará um pequeno rio chamado Cusichaca para continuar caminhando cerca de 6 quilômetros até a pequena aldeia de Huayllabamba a 2.950 metros acima do nível do mar, onde será realizado o primeiro acampamento.

O segundo dia

• No segundo dia a caminhada é mais intensa. Começa com uma subida acentuada ao longo do rio Llullucha. Você percorre um caminho íngreme até chegar ao ponto mais alto da rota chamado Abra Warmihuañusca (“Passagem da Mulher Morta”, em quíchua). O local está a 4.650 metros acima do nível do mar
  • O caminho continua por uma floresta de nuvens. À distância, você pode ver o sítio arqueológico de Runkurakay localizado a 3.850 metros acima do nível do mar, de onde começa a descida até as ruínas do sítio inca de Sayaqmarka. O percurso continua em declive até cruzar o rio Aobamba até chegar ao acampamento Pacaymayo.

O terceiro dia

• No terceiro dia a caminhada é menos intensa. Quase todo o percurso é em declive por locais repletos de vegetação. Depois de um trecho, você chegará ao sítio arqueológico de Phuyupatamarca, um centro inca com plataformas e degraus de pedra.
  • Desde Phuyupatamarca se percorre centenas de degraus incas até chegar ao sítio arqueológico de Wiñayhuayna (“Para sempre jovem”, em quíchua). Dependendo da disponibilidade naquela noite, você acampará em Phuyupatamarca ou Wiñayhuayna.

O quarto dia

• O último dia começa bem cedo porque você tem que caminhar os poucos quilômetros restantes para chegar a Machu Picchu pela Puerta del Sol, o Intipunku.
  • Uma vez em Machu Picchu, o guia turístico irá acompanhá-lo em um passeio de aproximadamente 2 horas em que você visitará os principais edifícios como: o Templo do Sol, o Templo Principal, o Templo do Condor, o Intihuatana, o Sagrado Rock e muito mais.
  • Finalmente, você retornará à cidade de Cusco através de uma viagem primeiro de trem e depois de minivan.
camino inca Machu Picchu

Trilha Inca Machu Picchu

O que é a Trilha Inca de 2 dias?

A Trilha Inca de 2 dias é uma rota opcional para a Trilha Inca Clássica de 4 dias. Esta rota percorre apenas 12 quilômetros, o último trecho da rota por Wiñayhuayna a Machu Picchu (através do Intipunku).

Esta é a Trilha Inca de 2 dias:

O primeiro dia:

• No primeiro dia você viajará em transporte turístico da cidade de Cusco até a cidade de Ollantaytambo, onde embarcará no trem. A parada final será no quilômetro 104 da ferrovia. Lá, a uma curta distância do sítio arqueológico de Chachabamba, você iniciará a caminhada subindo a colina por quase 10 quilômetros até a rota da ‘Trilha Inca’ (qhapac ñan). O ponto de descanso será o sítio arqueológico de Wiñayhuayna.
  • O último trecho da caminhada é a descida por trilhas incas até chegar a Intipunku, de onde se tem uma vista impressionante de Machu Picchu. Em seguida, os turistas descerão pelo sítio arqueológico, mas não farão o circuito estabelecido, mas descerão de ônibus a Aguas Calientes.
  • Em Aguas Calientes você passará a noite em um alojamento turístico.

O segundo dia:

• O segundo dia começará bem cedo com a subida de ônibus até Machu Picchu.
  • O passeio de Machu Picchu é de 2 horas ou mais, sempre acompanhado por um guia turístico profissional.
  • Finalmente, você retornará de ônibus a Aguas Calientes onde embarcará no trem em direção a Ollantaytambo e, de lá, em minivan até a cidade de Cusco onde termina a aventura.

Outras coisas que você deve saber sobre a Trilha Inca

Ao contrário de outras rotas de caminhada em Cusco, a Trilha Inca só pode ser feita com um passeio organizado por uma agência de turismo. A rota clássica de 4 dias deve ser adquirida com 6 ou 7 meses de antecedência. A rota curta de apenas 2 dias pode ser adquirida com 1 a 3 semanas de antecedência.

A estação seca de maio a outubro é a de maior demanda devido à ausência de chuvas e ao sol forte que caracteriza a região. Para muitos, é a melhor época para fazer a Trilha Inca.

Em fevereiro, a Trilha Inca não está aberta para manutenção.

O pagamento que você faz para fazer a Trilha Inca também inclui a entrada na cidade Inca de Machu Picchu.

De Inca Trail Machu Picchu - Ultima atualização, 02-10-2021

Interessado na Trilha Inca? Saiba mais sobre Informações Trilha Inca!